-
Quais os possíveis tratamentos para a Apnéia do Sono?
-
Existem vários tratamentos disponíveis e o tratamento ideal deve ser decidido pelo médico (preferencialmente especialista em medicina do sono), juntamente com o seu paciente. Entre as principais opções temos:
- Perder de peso, evitar uso de relaxantes musculares e álcool, etc.
- Tratamento cirúrgico.
- Uso de dispositivo da avanço mandibular.
- CPAP (pequena máquina compressora de ar conectado a uma máscara aplicada na face).
- Terapia Posicional do Sono (Cinto Anti-Ronco). -
Por que eu abro a boca enquanto durmo?
-
Abrir a boca dormindo é sinal de que está havendo alguma dificuldade respiratória durante o sono. Ao contrário do que as pessoas pensam, nem sempre esta dificuldade é devido a obstrução nasal. Na maioria das vezes, a obstrução na passagem do ar ocorre atrás do céu da boca (região retropalatal) e atrás da língua (região retroglossal). Tentar "buscar" o ar abrindo a boca é apenas um reflexo de sobrevivência, quando o cérebro percebe que a oxigenação do sangue está caindo ou o ar está tendo dificuldade em entrar. O problema é que, ao abrirmos a boca ocorre mais obstrução ainda da passagem do ar e o reflexo, que deveria ajudar, atrapalha mais ainda a respiração.
-
Quero parar de roncar! O que devo fazer?
-
O primeiro passo é procurar um médico. As especialidades médicas que devem ser procuradas para diagnóstico e tratamento do ronco são: medicina do sono, pneumologia e otorrinolaringologia. Alerta: Antes de utilizar um tratamento para o ronco é fundamental a realização de um exame médico e da polissonografia (exame do sono), que irá indicar ou não a presença de um distúrbio mais sério: a apnéia do sono, além de determinar qual o tratamento ideal para cada caso.
Dúvidas e questões frequentes
sobre ronco e apnéia do sono
Por que eu ronco?
O Ronco ocorre devido a obstrução parcial das vias respiratórias superiores à passagem de ar durante o sono. Ao dormir ocorre uma diminuição do tônus muscular da faringe ocorrendo estreitamento dessa região. Vários fatores podem contribuindo com o surgimento do ronco tais como obesidade, a idade, obstrução nasal, malformações da face (mandíbula retraída e pequena, por exemplo), entre outros.
O que é Apnéia do Sono?
Apnéia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração (apnéias) enquanto dorme, que ocorrem por obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta.
Estima-se que cerca de 4% das mulheres e 9% dos homens adultos sofram de apnéia do sono, sendo que sua prevalência é maior entre os obesos e maiores de 35 anos.
Apesar de possuir alta prevalência na população, apenas recentemente a medicina reconheceu, através de estudos científicos, os riscos trazidos por esta doença e a importância do seu diagnóstico. Deste modo, sabe-se que cerca de 90% dos indivíduos que possuem apnéia do sono não possuem ainda o seu diagnóstico ou sequer foram alertados por um médico para a possibilidade de sofrerem desta doença.
Ajudando você a dormir melhor...
e viver melhor!